terça-feira, 3 de novembro de 2009

Poeira, trânsito e modernidade.

Avenida Antonio Carlos em obras.



Para quem passa todos os dias pela Avenida Antonio Carlos, no Bairro Lagoinha, sente uma grande mudança na paisagem do espaço. O Bairro está passando por obras para a duplicação da Avenida. Casas e estabelecimentos de comércio foram derrubados para que a nova Avenida seja construída.
Com o intuito de melhorias no trânsito da Capital Mineira, a obra de duplicação da Antônio Carlos vai transformar a avenida em uma nova Linha Verde, via de trânsito rápido e facilitará a vida da população que faz uso do transporte coletivo. Atualmente, a Antônio Carlos possui no trecho em obras, apenas uma pista por sentido com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passará ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para ônibus.
Ao longo do trecho em obras, serão construídos sete novos viadutos para facilitar especialmente o acesso aos bairros adjacentes. Esses viadutos terão no mínimo duas faixas por sentido, contribuindo para evitar congestionamentos. Logo após a conclusão da duplicação da Antônio Carlos em 2010, serão instaladas nas pistas centrais canaletas exclusivas para ônibus rápidos sobre trilhos, com estações de pré-embarque, ligando o complexo da Lagoinha à barragem da Pampulha, onde está prevista, também, a construção de uma estação BHBus.
Mas para utilizar os benefícios futuros, motoristas e passageiros passam raiva no trânsito devido as obras. Em horários de pico o trânsito fica parado no trecho. Hora de stress para muitas pessoas que por ali passam. O motorista de ônibus da linha 4106, Edmar Arantes diz estar apreensivo para a conclusão da obra. “Tenho que fazer este trajeto todos os dias, quando o horário é entre 17 e 20 horas já saio estressado para o trabalho por que sei que o dia vai ser difícil.” afirma Edmar já com a fisionomia cansada.
Se para os motoristas o trajeto que passa pela obra é desgastante. Para o passageiro que muitas vezes trabalhou o dia inteiro e pega o transporte para ir pra casa ou faculdades o percurso é um momento até de descanso onde vários tiram os minutos para cochilar, descansar a cabeça. Isso quando o calor e o trânsito não atrapalham. É o caso da estudante de Matemática Ana Luiza. “Saio de casa todos os dias às 8 horas da manhã, trabalho o dia todo e de noite vou para faculdade. Procuro pegar o ônibus mais cedo para não pegar trânsito nessa parte das obras, mas quando não tem jeito acabo cochilando no caminho até lá, isso é claro quando dou a sorte de pegar um lugar para sentar.” comenta a jovem estudante.
Não serão só os moradores do bairro os beneficiados com a obra. A duplicação da Antonio Carlos vai aumentar a fluidez no tráfego, reduzindo os custos operacionais do sistema de transporte. Pedestres e população vizinha terão mais segurança. O acesso do trabalhador será mais rápido. Com a construção de passarelas, trincheiras, viadutos, esta será uma via mais segura para pedestres e motoristas. Com a requalificação das áreas urbanas, a poluição irá diminuir, a urbanística promoverá a melhoria das condições ambientais e paisagísticas, além de facilitar o acesso ao Mineirão, estádio que será local de jogos da Copa 2014.


Gerando empregos. Operários trabalham até de noite para terminar a obra.

São aproximadamente 4.700 empregos diretos e indiretos gerados pela duplicação da Antonio Carlos no trecho da Lagoinha.
Alegria de muitos trabalhadores que estavam desempregados e agora trabalham pesado para o termino das obras. O trabalho esta sendo realizado em equipe, todos os dias da semana em todos os horários para acabar o quanto antes. Fatores da natureza atrapalham alguns dias de trabalho como as chuvas que estão sendo periódicas neste mês. Mario Augusto, operário ficou muito satisfeito com a realização da obra. “Estava sem emprego quando fui chamado para trabalhar. O dinheiro que estou ganhando está ajudando muito na renda da família. O serviço feito em equipe faz com que o dia passe mais rápido, todos trabalham com disposição, mas as chuvas estão atrapalhando um pouco o andamento das obras.” relata o operário.
O trabalho dos operários está sendo intenso e rápido. Em todos os turnos que passamos pela Avenida Antonio Carlos,manha, tarde,noite e até mesmo de madrugada avistamos trabalhadores e máquinas.



Os Benefícios Futuros.

Mesmo passando por amolações como engarrafamentos, poeira, demolições, stress, e construções nos trechos em obras, todos sabem do beneficio que terá após a obra concluída.
Para Luiz, motorista de van, a obra vai facilitar a vida de todos, passageiros e motoristas. “Tempo é uma palavra que está extinta do vocabulário de muita gente. Trabalho com transporte a 12 anos e preciso de ganhar tempo em todo momento. As pessoas estão cada vez mais com presa e eu tenho que atende-las. Com a duplicação da Antonio Carlos vou ganhar tempo e isso para mim e para os meus passageiros é algo precioso” afirma.
O Projeto paisagístico elaborado para a segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos, prevê o plantio de 1,5 mil mudas de árvores ao longo da avenida Antônio Carlos, no trecho entre a rua Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. Essas árvores substituirão as 140 que estão sendo retiradas devido às obras de ampliação da via, que está tendo a largura ampliada de 25 metros para 52 metros, novas árvores nascerão em outros lugares. Para cada árvore retirada, serão plantadas dez outras.
Com benefícios e malefícios a obra da duplicação da Antonio Carlos está adiantada e servirá para melhor atender a população de Belo Horizonte e visitantes já que na Copa do Mundo de 2014 a capital mineira será palco de importantes jogos.





Paula Villela

Um comentário:

  1. Paula, a matéria já está corrigida. Mande seu e-mail para que eu possa enviar o texto. De qualquer modo, levarei uma cópia impressa para você hoje.

    Nota total: 19/25.

    ResponderExcluir